Skip to content

Você sabe mesmo fazer o controle de contas a pagar do seu negócio?

Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Fazer o controle de contas a pagar significa, basicamente, saber quais são os pagamentos assumidos pela sua empresa com seus parceiros, sejam eles fornecedores ou funcionários. Por vezes, acontece o atraso na quitação de um boleto não por falta de dinheiro, mas por falta de organização.

Uma instituição que não controla suas contas adequadamente está correndo perigo, pois desconhece a situação real das finanças. Isso faz com que o empreendedor não tenha dados reais para embasar suas tomadas de decisão, além de não estar preparado para possíveis obstáculos à frente.

A boa notícia é que organizar seus compromissos financeiros é muito mais simples do que você imagina. Leia este post e saiba como!

Por que ter todas as informações financeiras organizadas é importante

A falta de controle financeiro é a razão de muitas empresas fecharem suas portas. Quando o assunto é gestão financeira, o menor erro pode causar um grande problema para uma pessoa jurídica. Imagine a bola de neve de um pagamento atrasado que começa a cobrar juros altos e você não tem dinheiro em caixa para arcar com esse custo extra. Está criada uma grande dor de cabeça à toa.

Portanto, realizar a administração eficiente com um controle efetivo das despesas e receitas é imprescindível para que o seu negócio seja bem-sucedido. Então, é indispensável conferir periodicamente essas informações, de modo a analisar as alternativas para negociar prazos e estabelecer estratégias em concordância com o modelo operacional do seu empreendimento.

4 maneiras de manter os pagamentos em dia

Veja algumas boas práticas para manter os pagamentos da sua empresa em dia.

1. Registre tudo

O primeiro passo é registrar tudo o que entra e sai do caixa da sua empresa. E quando dizemos tudo, isso inclui até as menores despesas que parecem ser irrelevantes, mas podem fazer a diferença no final do mês.

Nada de usar papel para fazer isso. A tecnologia é a sua maior aliada no controle das finanças empresariais. Utilize uma plataforma para otimizar seu tempo e evitar erros e atrasos dos pagamentos.

2. Pague em dia ou antecipe

Gastar dinheiro pagando multas e juros é um prejuízo desnecessário para o seu caixa. Então, seja pontual na quitação dos seus compromissos. Analise quais são os boletos que dão desconto para pagamentos antecipados. Assim, você pode economizar recursos, além de fortalecer sua imagem perante seus fornecedores.

3. Renegocie

Caso seu CNPJ já esteja inadimplente, não deixe a situação se agravar. Procure seus credores para renegociar a dívida o quanto antes. Dessa forma, você evita ter que pagar juros abusivos e multas, além de deixar o nome da sua empresa limpo para novas compras. Mais uma vez, ter um aplicativo de gerenciamento das finanças é fundamental para saber o valor da parcela mensal que cabe no seu bolso e realizar uma renegociação adequada à sua realidade.

4. Organize-se

Controlar as entradas e saídas do caixa é o grande segredo da organização financeira. Com isso, você fica conhecendo seu negócio a fundo. Quando todas as informações são inseridas em uma ferramenta de gestão de contas, é possível compreender a curva de vendas dos seus produtos ou serviços, a dinâmica do seu fluxo de caixa, a previsão de gastos, entre outros dados.

Este post te mostrou a importância do controle de contas a pagar para que você possa estudar os números do seu empreendimento. Assim, as estratégias traçadas para a empresa crescer serão muito mais acertadas.

E você, usa algum aplicativo de gestão financeira para organizar os pagamentos da sua empresa?

Conheça o Tilix Work, a solução parceira do empreendedor. Com a gestão de boletos, ele otimiza tempo, evita o pagamento de juros e organiza as finanças da sua empresa. O empresário passa a ter mais tempo e tranquilidade para focar no que realmente importa: a gestão estratégica do negócio. Experimente grátis por 30 dias: tilix.com/para-empresas

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Baixe o nosso aplicativo:

Disponível na App Store
Disponível no Google Play