Skip to content

Conheça 10 tendências do mercado financeiro!

Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Para quem ainda não se deu conta, aqui vai um aviso: estamos em meio a uma grande transformação digital! Ela vem se enraizando de maneira consistente há pelo menos duas décadas, e agora está pronta para crescer de maneira vertiginosa.

Figura carimbada e consolidada no meio empresarial, a tecnologia já mudou a maneira como produzimos coisas e administramos negócios. Na vida pessoal, tornou-se praticamente uma extensão de quem somos, transformando o modo como consumimos, nos divertimos e até como nos relacionamos uns com os outros.

Agora, é a vez de transformar nossa relação com o dinheiro. Confira aqui quais as principais tendências do mercado financeiro na área de tecnologia!

1. Fintechs

A junção de duas palavras da língua inglesa ─ Financial e Technology ─ deu origem ao termo Fintech. Esse conceito engloba vários tipos de empresa, mas todas são fruto da inovação tecnológica e oferecem algum tipo de serviço financeiro.

Com custos operacionais enxutos ─ as queridinhas nas tendências do mercado financeiro ─, oferecem serviços e soluções de mercado que o sistema tradicional negligenciava. São negócios inovadores que usam a tecnologia para oferecer soluções em áreas diversas como câmbio, gestão de pequenos empreendimentos, criptomoedas, negociação de dívidas, seguros, aplicativos de pagamento e estão presentes até no segmento de educação financeira.

2. Blockchain

Esse sistema pode ser considerado uma versão tecnológica do livro contábil. O blockchain é um modelo de registro de informações que usa a descentralização para gerar mais segurança. O conceito é criar uma base de dados à prova de violações por meio de um registro permanente, e impossível de ser alterado, de todas as operações efetuadas.

Os primeiros usos dessa tecnologia foram em transações de moeda virtual ─ como a criptomoeda bitcoin ─ mas, hoje em dia, ela já é realidade em serviços como armazenamento de documentos na nuvem ou em serviços para rastrear a cadeia de fornecedores de algum produto, em busca de algum problema.

3. Big data

O termo Big Data refere-se não só à imensa quantidade de informações geradas e recebidas todos os dias por empresas e organizações, por meio de tecnologia, mas também ao conjunto de técnicas capazes de analisá-los.

Esses dados são dinâmicos e, quando bem integrados e gerenciados, permitem que as empresas se beneficiem deles para a melhoria do negócio.

4. Controle de fraudes e segurança

Quanto mais o setor de tecnologia cresce, mais a questão da segurança torna-se importante. Vivemos uma era em que quase todas as informações pessoais de um indivíduo e dados de empresas são acessíveis em sistemas digitais ou na nuvem. Não é de se estranhar que a segurança e o controle de fraudes sejam algumas das grandes tendências do mercado financeiro.

Muitos sistemas formam parcerias para desenvolver soluções tecnológicas. Essa relação simbiótica torna a questão da segurança ainda mais delicada, o que exige níveis ainda maiores de proteção dos dados. A entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no Brasil ainda este ano promete trazer mais tranquilidade para os usuários.

5. Uso de aplicativos

O uso de aplicativos por Fintechs é bem comum, mas o que aponta como uma das grandes tendências do mercado financeiro é o uso deles por instituições financeiras mais tradicionais. O crescimento nesse setor tem sido notável.

De olho em um mercado que busca cada vez mais facilidades, e para não perder espaço, os aplicativos bancários passaram a oferecer serviços de qualidade e sem o inconveniente das tarifas abusivas.

6. Machine learning

É um termo, em inglês, que refere-se ao aperfeiçoamento do estudo dos padrões de dados, e seu uso para melhorar o potencial tecnológico, permitindo que as máquinas consigam simular possíveis soluções para situações e problemas, com mais agilidade.

Por meio de algoritmos e big data, são identificados padrões que criam conexões entre si, o que torna possível que eles aprendam a executar uma tarefa sem a presença humana e de maneira inteligente.

7. XaaS

O setor tecnológico, sem dúvida, é mestre em criar nomes e termos que parecem saídos de um filme de ficção científica. Mas o conceito por trás do modelo Xaas, apesar de inovador, é relativamente simples: tudo pode ser oferecido como serviço em termos de tecnologia. Isso foi possível graças ao crescimento dos serviços de computação na nuvem.

Talvez você já tenha ouvido falar de outros modelos “aaS” mais conhecidos como SaaS ─ Software as a Service (software como serviço) ─ ou IaaS ─ Infraesctructure as a Service (infraestrutura como serviço).

8. Computação cognitiva

Mais um termo futurista que pode ser explicado de forma simplificada. A computação cognitiva é a tentativa de simular a maneira como nós ─ seres humanos ─ pensamos, em um modelo computadorizado, por meio de coleta de dados e busca por padrões.

O objetivo dessa tecnologia é criar sistemas automatizados, que podem resolver problemas sem a participação de um ser humano.

9. Automação de processos

A automação já é velha conhecida da cadeia produtiva, mas agora é um dos destaques das tendências do mercado financeiro, em grande parte devido às Fintechs.

As vantagens vão desde a redução de custos pela diminuição de erros e de retrabalhos, até a execução mais rápida de processos. Um bom exemplo são os aplicativos de controle de boletos recebidos que evitam o esquecimento e perda de prazo de vencimentos.

10. Marketing Interativo

Estreitar a relação com os clientes por meio de ferramentas de marketing interativo ─ como formulários de perguntas e respostas, vídeos interativos e jogos ─ é uma maneira que empresas têm de recolher dados sobre suas preferências e oferecer produtos e serviços personalizados, que encantem o cliente. 

Não é possível pensar em inovação e competitividade sem focar nas tendências do mercado financeiro. Seja oferecendo um serviço ao consumidor, seja implementando a maneira como a gestão do seu negócio é feita. É um fato que a tecnologia mudará completamente a maneira como o mundo funciona na próxima década. A pergunta é: sua empresa está a caminho dessa nova realidade?

Você pode se preparar para essa nova era e ficar por dentro das novidades tecnológicas recebendo conteúdo de qualidade. Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.