Skip to content

Como utilizar a tecnologia para evitar pedidos de segunda via de boleto

Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Nós sabemos, toda vez que você precisa pedir a segunda via do boleto faz uma promessa que aquela será a última vez, não é mesmo? A maioria dos empreendedores revive essa mesma história, afinal de contas, sabe que aqueles juros e multas pelo atraso corroem o lucro do seu negócio.

Mas, sai mês, entra mês, um ou outro boleto vence ou é perdido no seu escritório e pronto! É hora de pedir uma nova via para pagamento. Não se culpe, essa realidade é mais comum do que você imagina.

A grande diferença, no entanto, está no que você pretende fazer a respeito desse ciclo, pois deixar desorganizado coloca seu negócio seriamente em risco. Quer ajuda para criar uma solução definitiva e prática? Confira as dicas deste post!

Porque é ruim ter que pedir a segunda via do boleto?

Porque você pode ter que pagar multa e juros sobre o valor do documento, certo? Já falamos sobre essa consequência, e, realmente, ela é ruim para as finanças do negócio. Mas, existem outros efeitos que são igualmente ruins, como:

  • demonstra desorganização com seus pagamentos e até mesmo que seu compromisso contratual firmado com aquele fornecedor não é importante para sua empresa;
  • aumenta suas despesas com multas e juros pelo atraso, já que eles são contabilizados a partir do primeiro dia após o vencimento da fatura;
  • coloca a empresa sob o risco de ter serviços básicos e específicos suspensos por falta de pagamento, como luz, internet etc;
  • afeta a qualidade de crédito disponível no mercado para sua empresa, já que eventuais apontamentos e cadastros por inadimplência indicam a dificuldade de honrar compromissos e pagamentos.

Ou seja, existem impactos negativos em todas as direções e ordem de grandeza. Mas, considerando que a rotina da empresa é intensa e você precisa se dedicar ao seu core business, como resolver esse problema?

Como evitar a necessidade da emissão de uma segunda via do documento?

Se sua empresa já viveu algumas situações como essa ou quer evitar que tais consequências assombrem sua gestão, temos algumas dicas e estratégias que podem ajudar.

Organize as datas de pagamento em um calendário

Ter todas as datas de vencimento mapeadas em um calendário permite que você se programe, perceba se o boleto de alguma delas estiver atrasado para a entrega e, até mesmo, solicite alteração na data em que ele precisa ser pago.

Fazendo isso, é possível controlar melhor o fluxo, provisionando os valores a serem utilizados para a quitação dos boletos.

Dedique um tempo para cuidar dos pagamentos e finanças

Reserve um tempo em sua rotina — diária ou semanal — para cuidar das finanças, seja para organizar os documentos, seja para analisar como está o fluxo entre entradas e saídas. Isso dará mais controle para suas tomadas de decisão.

Use a tecnologia a seu favor

Muitas empresas já deixaram a emissão de boletos para trás e fazem o envio apenas do documento digital. Parece uma coisa simples, mas, antigamente, um amontoado de papéis precisava ser manuseado e arquivado.

Outras tecnologias e inovações também surgiram no mercado para facilitar essa gestão, como os aplicativos para simplificar a gestão de pagamentos de contas. Portanto, invista em qualquer solução que possa automatizar, reduzir despesas e melhorar a qualidade de suas atividades.

Além de controlar seus pedidos de segunda via do boleto para pagamento de fornecedores, parceiros e prestadores de serviços, você também pode levar essas dicas para seus clientes, assim fazendo com que suas finanças fiquem mais saudáveis e permitam que seu negócio possa crescer de forma sustentável.

Quando você automatiza sua gestão financeira consegue não somente parar de pedir a segunda via do boleto, mas também poupar um tempo valioso para dedicar ao seu negócio e relacionamento com o cliente.

E, sobre tudo isso, também temos outras dicas práticas para compartilhar. Siga nossas atualizações no Facebook, vídeos no nosso canal do Youtube e conecte-se com o time pelo LinkedIn para saber de tudo.

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.