Skip to content

Descubra como melhorar sua saúde financeira pessoal no dia a dia

Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Ter uma boa saúde financeira pessoal é quando não falta dinheiro na sua conta, seus boletos são pagos todos em dia e uma parte do seu salário é direcionado para investimentos. Tudo isso aliado à organização e planejamento das finanças, de modo que seja possível prever todos os gastos.

Ser saudável financeiramente impacta diretamente na sua qualidade de vida. Preocupações com dívidas não fazem parte do cotidiano de quem controla adequadamente o dinheiro que ganha, sem falar na satisfação de poder realizar sonhos.

Neste post, explicaremos como você pode identificar se a sua saúde financeira pessoal não está tão positiva, além disso, também mostraremos o que fazer para melhorar essa questão. Boa leitura!

Indicativos que a sua saúde financeira pessoal não está tão boa

Em sua rotina diária, dá para enxergar alguns sinais de atenção quando o assunto é saúde financeira. São certas atitudes que prejudicam o seu orçamento doméstico, mas, por mais claros que sejam esses indícios, muitas vezes, você pode estar tão envolvido da correria do dia a dia, que não os percebe.

Portanto, fique atento se:

  • quitar suas obrigações sempre atrasadas — tanto faz se isso acontece por falta de dinheiro ou porque você esqueceu, pois, de qualquer forma, você terá que pagar juros e multa;
  • utilizar o limite do cheque especial com frequência;
  • pagar só a quantia mínima da fatura do seu cartão de crédito ou precisar parcelar o valor;
  • comprometer mais de 30% do seu salário com compras parceladas e carnês;
  • ter cheques devolvidos no banco;
  • ter empresas de cobrança te ligando;
  • pedir ajuda financeira aos seus familiares;
  • solicitar empréstimos em instituições financeiras que comprometam boa parte da sua renda mensal;
  • não ser mais capaz de controlar suas despesas mensais, mas ter a noção que está gastando muito mais do que recebe;
  • perder o sono e ter a produtividade do seu trabalho prejudicada por ficar pensando nos seus problemas financeiros.

Dicas de como melhorar sua saúde financeira pessoal no dia a dia

Temos conselhos importantes para você focar na melhora da sua saúde financeira pessoal. Veja!

Preveja os gastos

Fazer o controle das suas despesas é fundamental. Portanto, não se esqueça de registrar tudo o que você gasta, incluindo o parcelamento das compras a prazo. Nenhum débito na sua conta bancária pode ser uma surpresa. Tudo o que for possível deve ser previsto.

Não abuse do cartão de crédito

Esse é um dos maiores vilões da saúde financeira pessoal. Se você é do tipo que não consegue se controlar com um cartão de crédito na carteira, procure sair sem ele e utilizá-lo somente em caso de extrema necessidade. Garantimos que isso evitará compras por impulso.

Se mesmo assim você não for capaz de usar seu cartão de crédito com sabedoria, o melhor a ser feito é simplesmente cancelá-lo e comprar só à vista. Ele pode dar uma falsa impressão de poder de compra, mas jamais confunda crédito com dinheiro — lembre-se de que a fatura chegará e você precisará quitá-la.

Estabeleça objetivos financeiros

Elabore uma lista com tudo o que deseja obter e fazer durante o ano, como trocar o fogão, reformar a casa ou viajar. Uma boa dica é organizar tudo isso em uma planilha de possibilidades, para que as suas despesas transpareçam a economia que você precisa realizar.

Tenha disciplina

Especialistas em finanças afirmam que essa é uma das qualidades mais valiosas para ter saúde financeira pessoal. As outras são importantes, mas quem não é disciplinado jamais conseguirá colocar um planejamento em prática e alcançar o sucesso.

A falta de disciplina faz com que sabotemos nossos próprios planos. Então, deixamos de investir a quantia programada ou gastamos além do que havíamos calculado. No longo prazo, isso pode ocasionar grandes transtornos, muitas vezes, irreversíveis.

Utilize um único banco para centralizar suas finanças

Quando você centraliza tudo em um único banco, você terá uma visão completa dos lançamentos e gastos realizados. Com isso, terá uma saúde financeira melhor, sendo que tudo que você precisar estará em um único lugar.

Nós indicamos o PagBank, clique aqui e saiba mais 🙂 

Abrindo sua Conta Digital grátis pelo App PagBank, você poderá pagar contas de água, luz, telefone e boletos como IPVA e muitos outros, pelo celular, sem filas ou custos extras, além de muitas outras vantagens de um banco completo.

Principais benefícios futuros de ter uma boa saúde financeira pessoal

Entre as principais vantagens que a saúde financeira pessoal proporciona, podemos mencionar o aumento da qualidade do seu consumo. Afinal, quando você se organiza financeiramente, controlar seus gastos se torna uma tarefa muito mais simples. Assim, com um gerenciamento adequado das suas finanças, será mais fácil entender que você só deve comprar o que realmente precisa.

Outro benefício é uma maior consciência ao realizar investimentos. Com o conhecimento da sua situação e ao dar a devida importância à educação financeira, você tenderá a tomar decisões mais acertadas, de modo a cuidar do seu dinheiro com atenção e afinco.

Vamos imaginar que a Bolsa de Valores caiu. Os investidores que não são educados financeiramente ficam desesperados, no entanto, quem tem suas finanças devidamente organizadas, agirá de modo a aproveitar esse tipo de situação para ganhar mais dinheiro.

Ou seja, essas pessoas desenvolverão estratégias para aproveitarem a baixa do valor de compra das ações. A partir do momento que o mercado voltar a subir, eles venderão os papéis por preços mais altos. No final das contas, a transação poderá resultar em uma ótima rentabilidade, sinônimo de mais dinheiro na carteira.

Ao cuidar da sua saúde financeira pessoal, você garantirá uma vida mais equilibrada, menos propensa a momentos bons e outros nem tanto. Ser capaz de prever seus gastos e seus ganhos te deixará mais tranquilo e seguro.

Quando você sabe tudo o que entra e o que sai da sua conta bancária, deixar de honrar com seus compromissos será coisa do passado. Todos os boletos serão pagos em dia, sem que seja necessário gastar seus recursos com custos de multas e juros por atraso. Aliás, não conseguir pagar as contas em dia, normalmente, é o começo de toda crise financeira dentro de casa.

Uma pessoa que se dedica a estudar finanças, a fim de saber como lidar com seu dinheiro, planeja o futuro com mais facilidade, trançando objetivos e conquistando sonhos. Quando você investe seu tempo e dinheiro no caminho certo, praticando o consumo consciente, ou seja, comprando só o que precisa de verdade, terá saldo suficiente para transformar desejos em realidade.

Isso o motivará cada vez mais a alcançar suas metas e a assegurar que sua família tenha condições melhores de educação, lazer, saúde e moradia. No entanto, a sua saúde financeira pessoal não deve ser focada só no presente, então, veja como você pode se planejar financeiramente para a aposentadoria.

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.