Skip to content

Confira o passo a passo para um planejamento financeiro empresarial

Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Todo dono de empresa quer ver o seu negócio prosperar e crescer, mas para isso é preciso muito mais do que só torcer e trabalhar. O planejamento financeiro empresarial é a base que traz resultados cada vez mais satisfatórios, além de fundamentar a tomada de decisões para expansão sustentável da organização.

Organizar as finanças é uma tarefa muito menos complicada do que você pensa. Com disciplina, atenção e as dicas que vamos apresentar neste post, você conseguirá criar o planejamento financeiro do seu empreendimento. Leia e saiba como!

Conheça a situação da empresa

Avaliar a situação é o primeiro passo para saber qual a melhor forma de usar os seus recursos. Para isso, você deve analisar como o seu negócio está inserido no mercado de atuação e o que precisa ser feito para ganhar mais espaço no setor.

Questione-se quais iniciativas são imprescindíveis para aprimorar a qualidade do atendimento ao cliente. Estude qual a sua capacidade de investimento e as dívidas que seu negócio contraiu. Assim, você fará uma administração mais assertiva.

Registre todas as transações

Faça o controle de todas as movimentações do seu caixa. Você precisa saber tudo o que entra e o que sai, para que seja possível mapear como estão sendo empregadas as finanças da sua instituição.

Um grande erro é não registrar os pequenos gastos. Isso porque, quando somados, eles podem fazer uma grande diferença no orçamento empresarial. Então, não deixe nada de fora, para que o saldo do fluxo de caixa sempre bata com o da sua conta corrente, centavo a centavo.

Elabore o orçamento

Para conseguir prever cenários, é indispensável elaborar o orçamento da sua empresa. Em primeiro lugar, determine o orçamento de vendas, fazendo projeções que considerem questões como sazonalidade e possibilidade de expansão das operações.

Feito isso, é a hora de criar o orçamento de custos e despesas. Aqui, são elencados os custos da sua produção de acordo com a probabilidade do volume de vendas, além dos gastos fixos do negócio.

Adote metas

O planejamento financeiro empresarial tem como função principal possibilitar que a empresa mensure seus resultados. Logo, é fundamental que existam mecanismos para realizar o acompanhamento da performance. Sem dados confiáveis e atualizados constantemente, o gestor corre um sério risco de tomar decisões erradas.

Uma falha na gestão do orçamento já é o suficiente para comprometer seriamente o caixa. Por essa razão, estipule metas para as finanças da sua pessoa jurídica, como diminuir as despesas fixas, aumentar o faturamento, dar prioridade à quitação de dívidas, entre outras.

Dessa maneira, o empreendimento terá uma estrutura mais adequada para conseguir um crescimento sustentável, desde que os objetivos estabelecidos sejam viáveis de serem alcançados.

Projete cenários

O empreendedor que fica restrito a apenas um cenário para sua empresa está seguindo o caminho errado. Você precisa projetar diferentes contextos para o seu negócio, considerando possíveis crises econômicas e também conjunturas que favoreçam investimentos.

O planejamento financeiro empresarial é uma ferramenta indispensável para qualquer tamanho de organização. Isso porque, quando feito corretamente, ele traz informações que norteiam o rumo do negócio. Para evitar erros e otimizar o seu tempo, use a tecnologia a seu favor. Existem vários sistemas e aplicativos disponíveis no mercado para ajudar você nessa tarefa.

Agora, continue a sua leitura e Aprenda a fazer um fechamento de caixa eficiente para sua empresa!

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Baixe o nosso aplicativo:

Disponível na App Store
Disponível no Google Play