Skip to content

7 dicas incríveis para simplificar a gestão de contas do seu negócio

Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Uma empresa com problemas de gestão de contas deve tratar esse assunto com prioridade. Caso contrário, o empreendimento estará correndo riscos sérios, podendo até não conseguir mais manter suas portas abertas. Afinal, a administração dos pagamentos é como o pulmão financeiro de um negócio.

Então, se você quer que sua firma tenha fôlego suficiente para expandir as operações, é fundamental realizar um controle eficiente do seu fluxo de caixa. O gestor precisa ver essa atividade como prioritária dentro do conjunto das suas melhores práticas de gestão corporativa.

Esse post foi escrito para que você saiba de que forma resolver problemas em administrar as contas corporativas. Veja a seguir!

1. Organize seu fluxo de caixa

Vários negócios acabam fechando suas portas por causa da baixa liquidez do caixa. Isso porque de nada adianta lucrar com a venda dos seus produtos ou serviços se faltar capital de giro para arcar com as suas obrigações financeiras. Com isso, já deu para entender a razão pela qual manter o fluxo de caixa sempre sob controle é tão importante, certo?

Essa falta de liquidez ocorre por diversas razões, como a inadimplência dos consumidores, investimentos feitos no momento errado ou lucros que foram distribuídos sem que houvesse compatibilidade com a capacidade da organização de gerar entradas de caixa.

2. Separe as contas

Para entender com exatidão como os recursos financeiros do seu negócio estão sendo empregados e de onde vem o seu faturamento, é necessário realizar a separação dos lançamentos das suas despesas em categorias. Fique atento apenas ao fato de que essa categorização precisa estar em concordância com o seu tipo de negócio, já que o intuito dessa divisão é produzir dados relevantes para as suas tomadas de decisão. 

Algumas categorias básicas são:

  • receitas/entradas;
  • custos;
  • despesas;
  • investimentos;
  • financiamentos.

3. Registre tudo

A gestão de contas que realmente dá resultados positivos precisa, obrigatoriamente, passar pelo registro de tudo o que entra e sai do caixa da empresa. E se você pensa que os gastos pequenos não precisam ser anotados pois não farão diferença no final do mês, está muito enganado.

Ao somá-los, você pode ter uma grande surpresa com o impacto que eles têm no orçamento mensal. Portanto, todas as receitas e despesas devem ser inseridas no controle do fluxo de caixa.

Com o controle das transações financeiras, o gestor é capaz de identificar a qualidade dos gastos e origem dos seus ganhos. Assim, suas ações para aumentar o faturamento e diminuir custos serão muito mais acertadas, com base em dados e não em achismos.

4. Não misture gastos pessoais com os da empresa

Jamais misture seus gastos de pessoa física com os de pessoa jurídica. Ou seja, se você precisou pagar o seguro do seu carro, isso não deve entrar na movimentação do seu fluxo de caixa empresarial, afinal, não se trata de uma despesa da sua clínica e sim de uma despesa pessoal.

Recomendamos, inclusive, que tenha contas bancárias separadas. Dessa forma, ficará mais fácil separar as coisas, pois terá mais consciência da importância de diferenciar as finanças pessoais das corporativas.

Confundir essas despesas acaba atrapalhando a realização do controle das finanças, e a principal consequência pode ser que a situação verdadeira do seu caixa esteja sendo mascarada.

Evitar misturar as contas pessoais e empresariais também ajuda a garantir o reinvestimento do lucro do negócio em equipamentos mais modernos, treinamento de mão de obra ou mesmo na expansão do empreendimento.

5. Avalie sempre o orçamento

O funcionamento do seu negócio pode ser seriamente prejudicado se você não tiver total controle do seu caixa. O empreendedor que cria estratégias equivocadas para alocar seus recursos financeiros também sofre graves impactos na rentabilidade empresarial.

A previsão de despesas auxilia o gestor a conhecer, antecipadamente, todas as alterações ou problemas que demandam mais tempo ou recursos. Dessa forma, fica muito mais viável atuar de maneira proativa na minimização ou eliminação dos impactos da situação.

Quando você acompanha o seu orçamento corporativo constantemente, sua gestão financeira tem muito mais qualidade. Logo, você consegue ser mais eficiente ao planejar os gastos e prever os pagamentos assumidos. Pode ter certeza de que seus recursos não serão mais desperdiçados com custos desnecessários ou com o pagamento de juros e multas.

6. Incentive o pagamento adiantado

O recebimento antecipado é uma forma de assegurar dinheiro em caixa. Por essa razão, ofereça benefícios para os consumidores que quiserem pagar suas compras antes do dia de vencimento.

Outra dica é dar um desconto para quem deseja pagar à vista. Sabemos que a economia brasileira ainda está se recuperando em passos lentos. Apesar disso, muitos clientes economizam recursos justamente para conseguirem negociar valores melhores com o pagamento total no ato da compra.

Reduzir a taxa de juros para quem paga em menos parcelas e dar bônus para consumidores que não atrasam os pagamentos também são boas práticas de gestão de contas e capital de giro.

7. Ordene os boletos e pagamentos

Já ficou claro que organizar os pagamentos e boletos é a base para uma gestão de contas eficiente, certo? Mas, como já dissemos acima, fazer isso manualmente ou por meio de planilhas é bastante trabalhoso e passível de erros.

Isso quando a empresa não perde os arquivos. Esse tipo de situação pode gerar um verdadeiro caos corporativo. Então, escolha uma plataforma digital para ordenar os títulos bancários e as contas a pagar. Assim, você conseguirá fazer o lançamento das contas e controlar com muito mais facilidade a saúde financeira do seu negócio.

O aplicativo da Tilix tem como meta central ajudar empreendedores a aproveitarem os momentos da vida que têm importância de verdade. Além do mais, o app evita que a empresa tenha prejuízos ao pagar multas e juros por terem atrasado a liquidação de algum boleto, automatizando e organizando as suas contas a pagar. Ou seja, tudo isso estará muito mais organizado.

O Tilix faz a gestão de contas da sua empresa, te dando muito mais agilidade nesse gerenciamento. O aplicativo tem o usuário como o centro de tudo. Essa premissa é a base para que essa solução diferenciada das outras do mercado fosse criada.

Acesse o site e teste o Tilix por 30 dias grátis!

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.