Em cada dez consumidores inadimplentes, quatro (37%) devem até R$ 500. É o que revela um estudo divulgado recentemente pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A pesquisa apresentou ainda que a maioria dos inadimplentes (53%) possui dívidas que somadas não ultrapassam R$ 1.000. Apesar dos valores relativamente baixos, os números mostram que muitas pessoas enfrentam dificuldades quando o assunto é finanças pessoais. Economizar dinheiro é um desafio entre os brasileiros.
De acordo com o SPC Brasil, aproximadamente 40% da população adulta está com o “nome sujo”, tendo a maior parte (53%) das dívidas em aberto com alguma instituição financeira. O maior aumento da inadimplência, porém, se deu por causa das contas de luz, água e gás. Em maio deste ano, 21,3% dessas contas estavam com o pagamento atrasado, quando, em 2018, representavam apenas 19,3%.
A situação é alarmante. Mas, com medidas simples, é possível evitar o endividamento. Para isso, o primeiro passo é mudar a forma como você controla suas finanças, como afirma o economista Éderson Bosso. Ele lista algumas dicas que podem ajudar você a escapar da inadimplência e se organizar financeiramente. Confira abaixo!
Dicas para economizar dinheiro
- Não contraia dívidas, não seja fiador e não pegue dinheiro emprestado.
- Aconselhe-se sempre com as pessoas certas. Quem busca conselho, sábio é.
- Nunca gaste tudo que ganha. Aprenda a poupar, doar e gastar com sabedoria.
- A honestidade e a comunicação são essenciais na vida de um casal. Os erros na área financeira trazem consequências para toda a família e é um dos principais motivos de separação entre os casais.
- Não herde dívidas. Antes de se casar, conheça toda a realidade financeira da pessoa com quem você pretende viver toda sua vida.
- Conheça sua realidade financeira. Elabore um demonstrativo, ou seja, anote tudo o que você tem (ativo) e tudo o que você deve (passivo).
- Seja disciplinado! Desenvolva um orçamento financeiro para que você consiga atingir suas metas de investimentos ou de pagamento de dívidas.
[BÔNUS] 6 conselhos para a busca do sucesso profissional e financeiro segundo Bosso
- Busque conhecimento;
- Seja disciplinado;
- Trabalhe;
- Economize;
- Seja generoso;
- Seja honesto.
Gostou das dicas? Quer saber mais sobre como economizar dinheiro? Então, confira este post: “Os melhores aplicativos para controle financeiro que vão ajudar você”.